Quando você vai a um supermercado, raramente pensa antecipadamente em qual marca de produto vai comprar. Algumas pessoas até fazem uma lista de compras, mas geralmente não especificam as marcas. A decisão de qual marca levar acontece no momento da compra, baseada no que chamar mais atenção e parecer mais indicado no local.
Cientes disso, os fabricantes se esforçam para destacarem seus produtos, criando displays, oferecendo degustações e usando sinalizações variadas, como faixas e placas, para garantir que seus produtos estejam sempre mais visíveis que os dos concorrentes.
Agora, imagine se todos os fabricantes pudessem colocar suas placas dentro de um supermercado; seria uma verdadeira confusão! Diante desse cenário, surge uma grande oportunidade para os supermercados: destacar os produtos daqueles fabricantes que oferecem as melhores condições. Algumas indústrias reduzem preços, doam produtos ou até pagam caro para garantir que seus produtos ganhem destaque no ponto de venda.
Os varejistas, por sua vez, além de dar destaque a esses produtos, precisam assegurar que realmente haja um aumento nas vendas dos itens que receberam investimento para ganhar visibilidade.
E por fim, todo esse processo de negociação entre fabricantes e varejistas, incluindo métricas, planos de ação e publicidade, é conhecido como Trade Marketing.